No artigo de hoje daremos início a uma
série sobre a evangelização por meio das mídias sociais que iniciamos na
última semana. A pergunta que ficou foi: “É possível evangelizar por meio das mídias sociais?”.
Dando continuidade, hoje vamos focar uma
mídia social em especial: o Twitter. Esta rede social, atualmente, é
uma das três maiores do mundo, tendo mais de 500 milhões de usuários,
sendo que aproximadamente 34 milhões são brasileiros.
Quando se fala em uso do Twitter para
pessoas que desejam ser formadoras de opinião e se destacar sobre
determinado assunto precisamos fazer alguma perguntas: o que tuitar, a
quem seguir e como se posicionar? De forma resumida, existem dez regras
que precisam ser seguidas:
O que conta no Twitter?
As pessoas vão e vem, por isso as
instituições e departamentos precisam de uma conta institucional
independente dos ocupantes e profissionais que trabalham. Exemplo: @cancaonova, @tvcancaonova, @eventoscn.
A quem seguir?
Não siga automaticamente todos que te
seguem. Seu seguidor sabe que você não tem tempo para acompanhar tudo
que seus seguidores tuitam. Siga pessoas e instituições que irão agregar
conteúdo para você.
Quem deve tuitar?
É preciso que haja um controle rígido em
relação a produção de conteúdo, pois outra pessoa pode não pensar da
mesma forma que você e isso gera um conflito de informação, que pode ser
percebido por parte dos seus seguidores.
Também é comum que o proprietário da
conta tenha auxílio para sintetizar o conteúdo que será publicado, já
que o mesmo não pode ultrapassar 140 caracteres.
O que tuitar?
Pode ser tentador publicar informações
pessoais, mas você precisa ter em mente qual é o objetivo daquela conta.
Se a proposta é mesmo evangelizar, você deve ser firme na sua proposta.
Tuitar trechos de discursos, homilias e
documentos da Igreja pode ser massante, a menos que você se prenda a
frases de impacto ou algo que sintetize a mensagem que foi transmitida.
É possível também dar um toque pessoal, acrescentando suas reflexões e pensamentos pessoais sobre determinado assunto.
Algo interessante também é gerar
interação com os seguidores. Uma boa proposta é fazer perguntas e deixar
que as pessoas interajam com suas respostas.
Mencione
Não se espera que você responda a cada
pergunta recebida, principalmente se você representar uma grande
instituição ou for alguém em evidência, mas, ao invés disso, você pode
selecionar uma ou duas perguntas para responder que resuma as demais.
Quanto você cita alguma outra conta em
um tuite publicado, isso passa maior credibilidade, além de aumentar a
chance de que ele seja repassado para outras pessoas.
Com que frequência deve publicar?
Não existe uma regra clara, isso vai de
acordo com o tempo que o proprietário da conta tem disponível, além da
aceitação por parte dos seus seguidores. Em alguns casos será necessário
dar maior atenção a determinados períodos, pois são os de maior
interação.
A melhor proposta é sempre que possível
colocar algo novo, pois mesmo que você fique nas próximas horas sem
atualizar, o conteúdo que foi postado pode ser retuitado – seja
divulgado por seus seguidores – por outras pessoas e o mesmo irá gerar
maior amplitude sem que você faça nada.
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