quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ninguém serve a Deus sem dor

É impossível seguir a Deus sem abraçar o sofrimento. Ninguém pode servir a Deus sem consumir a própria vida por causa dele. É impossível servir a Deus sem dor. No início, Deus até permite que experimentemos o mel e a doçura de sua palavra. Como diz o profeta Ezequiel na visão do rolo: “então o comi e era doce na boca, como o mel” (Eze 3,3). Mas à medida que vamos sendo “nutridos” por esta palavra, é inevitável que a dor não apareça e o sofrimento não venha por a prova nossa fé.


Não quero dizer que seja a palavra de Deus e sua vontade os autores de nossos tormentos, pois a palavra é doce e é motivo de salvação. Ao passo que a vontade de Deus começa a surtir efeito em nossas vidas, ele passa a querer mais de nós. Sua vontade e seus desígnios se chocam com a nossa vontade, com os nossos desejos e com aquilo que queremos para nós. A palavra de Deus continua sendo mel, mas a contradição entre aquilo que queremos para nós e a vontade do Altíssimo é que causam dor.

É preciso compreender que mesmo nesse momento onde a vontade de Deus começa a nos machucar e nossas inclinações fazem com que sua palavra se torne mais dura e amarga, onde a obediência parece nos custar muito, pode estar aí a realização daquilo que de mais precioso o senhor tem para fazer em nossas vidas. Diante disso, o primeiro desejo de tua alma deve ser amar a Deus. Mesmo que isso custe a tua dor e te esmague como o fruto é esmagado para produzir o vinho.

“Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?” (Rom 11,33-34). Ninguém pode saber ou entender os caminhos que Deus estabelece, a não ser quando nós o amamos, aí podemos entender, não com a razão, mas com o coração, aquilo que ele quer de nós.

O que há de divino nessa história é que por amor ao Senhor, digo àqueles que o amam verdadeiramente e não por conveniência, passam a amar também o sofrimento ao ponto de irmãos como Santa Terezinha do Menino Jesus dizer que um dia sem sofrimento é um dia vivido em vão. O sofrimento matura a alma e produz frutos agradáveis a Deus. A razão não é capaz de compreender isso, somente a fé. O importante é entrega-se a Deus sem reserva alguma, deixa que ele faça, mude, tire e te leve aonde não quer ir.

Amados irmãos, lembrem-se de que o servo não é maior que o senhor. O caminho é de cruz e se faz caminhando. Segundo Padre Pio: “o prêmio da vitória é dado a quem termina e não a quem começa e desiste.”

Martoncheles Borges - Consagrado Obra de Maria
Missão Brasília - DF

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ADORAÇÃO AO SANTISSIMO NA FESTA DE NOSSA SRA DA CONCEIÇÃO 2013

CHAT PASCOM