domingo, 3 de março de 2013

Notícias

 
Durante a vacância da Santa Sé, o poder temporal da Igreja é conferido à Câmara Apostólica. Na imagem estão presentes seus membros:

- Dom Tarcísio Cardeal Bertone: Camerlengo da Santa Igreja Romana;
- Dom Pier Luigi Celata: Vice-camerlengo da Santa Igreja Romana;
- Dom Giuseppe Sciacca: Auditor-geral da Câmara Apostólica;
... - E os Clérigos-prelados: Mons. Assunto Scotti, Mons. Luigi Cerchiaro, Mons. Paolo Luca Braida, Mons. Philip James Whitmore, Mons. Winfried König, Mons. Osvaldo Neves de Almeida e Mons. Krzysztof Józef Nykiel.

Conforme a Constituição Apostólica Pastor Bonus no seu Artigo nº 171:

§ 1. A Câmara Apostólica, presidida pelo Cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, com a colaboração do Vice-Camerlengo e dos outros Prelados de Câmara, desempenha sobretudo as funções que lhe são atribuídas pela especial lei relativa à sé Apostólica vacante.

§ 2. Enquanto a Sé Apostólica estiver vacante é direito e dever do Cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana pedir, também por meio de um seu delegado, a todas as Administrações dependentes da Santa Sé os relatórios sobre o próprio estado patrimonial e econômico, bem como as informações sobre os assuntos extraordinários que estejam eventualmente em curso, e pedir também à Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé o balanço geral da receita e da despesa do ano precedente, bem como o orçamento para o ano seguinte. Ele deve submeter esses relatórios e contas ao Colégio Cardinalício.

Fonte: News.v

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ADORAÇÃO AO SANTISSIMO NA FESTA DE NOSSA SRA DA CONCEIÇÃO 2013

CHAT PASCOM